Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue do Gato

Este gato habitou as capas da revista PCGuia durante muitos anos. Agora tem uma coluna na secção Boot de cada número em que dá uma visão felina acerca de tecnologias.

Blogue do Gato

Este gato habitou as capas da revista PCGuia durante muitos anos. Agora tem uma coluna na secção Boot de cada número em que dá uma visão felina acerca de tecnologias.

A notícia do fecho do Megupload pelo FBI sob a acusação de facilitar a pirataria, tendo causado milhões de dólares de prejuizo aos detentores dos direitos de autor das obras partilhadas e a notícia que apareceu no site ArsTechnica que dá conta que 25% do tráfego de Internet empresarial no mundo passava pelo site agora fechado, puseram-me a pensar numa coisa:

Os dados das empresas estão seguros na nuvem?

Vamos criar aqui uma situação hipotética:

A empresa A contrata um serviço de hosting/cloud computing com a empresa B que, por acaso, também tem um serviço "público" de partilha de dados, como o SugarSync ou o Dropbox.

O estúdio de cinema C faz uma denúncia que estão a ser partilhados, ilegalmente, conteúdos que são sua propriedade intelectual através do serviço público da empresa B. A polícia fecha a dita empresa B.

O que é feito dos dados da empresa A? Esses dados podem incluir, por exemplo, informação comercial confidencial que vai, efectivamente, parar ao domínio público. E quem é que pode ganhar com isso?

Outra notícia relacionada, que é um pouco perturbadora, dá conta que os empregados do serviço Dropbox não têm acesso aos dados dos clientes, mas a polícia tem, porque está na posse das chaves de encriptação de todo o serviço.

 

Isto da cloud é muito interessante como conceito, mas há algo que substitua o meu disco rígido com a minha informação, que está no meu computador,  em minha casa e fora do alcance de quem quer espiolhá-los?