Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue do Gato

Este gato habitou as capas da revista PCGuia durante muitos anos. Agora tem uma coluna na secção Boot de cada número em que dá uma visão felina acerca de tecnologias.

Blogue do Gato

Este gato habitou as capas da revista PCGuia durante muitos anos. Agora tem uma coluna na secção Boot de cada número em que dá uma visão felina acerca de tecnologias.

Pirataria

Hoje veio a público que a ACAPOR (Associação do Comércio Audiovisual de Obras Culturais e de Entretenimento de Portugal) pretende processar o estado por este ainda não ter legislado para acabar com a pirataria na Internet.

Segundo a notícia, esta associação representa metade dos 120 videoclubes que ainda existem em Portugal e culpa os downloads ilegais pelo desaparecimento deste negócio que, lembre-se, tem as suas raizes na pirataria de filmes...

Ohh quantas cópias de filmes eu "aluguei" em vários videoclubes antes das distribuidoras perceberem que as cassetes eram um negócio rentável...

Há bastante tempo, escrevi um artigo sobre outra acção desta associação. Penso que o que escrevi nessa altura continua verdade hoje e resume-se a isto:

A culpa do fim dos videoclubes não é da Internet, é do avanço tecnológico.

Nessa altura, um leitor deixou um comentário que falava no fim das revistas de papel, incluindo da PCGuia onde, felizmente, ainda trabalho (apesar de alguns "especialistas de renome na comunicação social portuguesa" lhe terem dado só três meses de vida depois de sair do grupo de comunicação onde esteve inserida mais de 10 anos). Se acabar no papel, será que tenho hipótese de processar o governo por ter dado acesso à Internet a milhares de portugueses e assim tirado negócio às publicações impressas? E as tabernas que vendiam vinho a copo? E os aguadeiros? E os ferreiros? Os fabricantes de carruagens? Os limpa-chaminés? Os amoladores de facas? Os afinadores de pianos? E os mecânicos de carburadores de automóveis? Os guarda-freios dos eléctricos? Os vendedores de bilhetes de autocarro? Os donos das drogarias? Os donos das leitarias? Podia estar aqui a lembrar-me de profissões que o progresso tecnológico forçou a acabarem até ao ano que vem.

Os negócios é que têm que se adaptar aos tempos. Os críticos que estejam descansados que o tempo das revistas em papel também vai chegar, é inevitável, mas vamos desatar a apontar o dedo, ou pensar noutros negócios e formas de ganhar dinheiro?

Huuummmm não sei...

Se calhar se processar alguém ainda consigo ganhar algum sem ter que levantar o rabo do sofá...

 

2 comentários

Comentar post